segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Historia de Nossa Cidade

                                          
A origem da palavra Tatui vem do Tupy-Guarani e significa "Agua do Rio do Tatu". A palavra Tatui passou pelas seguintes transformacoes: Tatuuvu, Tatuhu, Tatuhibi, Tatuy, Tatuhy e finalmente Tatui. Os bandeirantes, indo para o Sul, foram os primeiros a passarem por aqui, e com seu impeto explorador, buscavam descobrir tesouros. Desta forma, expulsaram os indigenas que formavam suas tribos localizadas no encontro dos rios Sorocaba e Tatuuvu (hoje bairro da Barreira), onde situava-se o cemiterio dos primeiros habitantes naturais desta regiao.
Foi a partir da fundacao do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Aracoiaba da Serra (povoado este que surgiu do levantamento da fabrica de ferro de Ypanema - 1682), que foi desmembrado o atual patrimmnio cidade de Tatui, nas terras que foram concedidas aos frades do Convento do Carmo de Itu, em 10 de novembro de 1609.
Anos depois os frades se dividiram em dois grupos, sendo que um residia proximo a freguesia de "Sao Joao do Benfica", e o outro grupo, passou a residir no casarao que existiu em frente a Estacao Sorocabana.
Mais tarde, o casarao foi transferido para a atual Avenida Sales Gomes; os frades ja nao desfrutavam mais destas terras e arrendaram-na a Antonio Xavier de Freitas e Jeronymo Antonio Fiuza, sertanejos que aqui se estabeleceram. Tendo eles, plenos poderes adquiridos por procuracao, sobre as terras do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordao, transferiram o povoado de Sao Joao do Benfica para o local onde hoje e Tatui.
Foi assim, que em princpios do seculo XIX, com a fundacao da Usina de Sao Joao de Ipanema (1810 - a primeira fabrica de ferro da America Latina), uma ordem regia proibiu o corte de madeira praticado por quem nao fosse empregado da fabrica de ferro, e esse fato veio contribuir para que aumentasse o numero dos primeiros povoadores de Tatuhu, que se dedicavam a agricultura. Finalmente, em 11 de agosto de 1826 (que e a data oficial da fundacao da cidade) deu-se inicio a divisao de terras atraves do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordao. Com a demarcacao do rocio, ocorreu entao o arruamento da Rua Onze de Agosto.
Alguns pesquisadores e historiadores consideram o ano de 1822 (e nao 1826) como a fundacao de Tatui, pois acreditam que Tatui ja era distrito. Na data de 20 de setembro de 1861, Tatui elevou-se a categoria de cidade. Em 26 de outubro de 1877, foi instalada a sua Comarca. Com data de 10 anos apos esta instalacao, que Tatu pode contar com um dos fatos mais significativos para sua historia: ser uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos mesmo antes da Lei Aurea. 

Twitter Facebook More