segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Brasão e Bandeira de Tatuí


Escudo portugues redondo coroado pela coroa natural da cidade. Cortado e partido, no primeiro quartel uma brisa, as armas de Cuiaba; montanha ao natural folheada de ouro em campo de sinople (verde).
Um tatu ao natural e um rio de blau (azul) em campo de ouro. A montanha das armas do Carmo, ao natural, com a sua cruz de prata e as suas estrelas, do mesmo metal, e uma lua crescente de prata tudo em campo de blau.
No segundo quartel, um castelo forte de outro sobre o fundo de goles (vermelho). Timbre, um leao nascente de ouro com uma flor de lis de goles de espadua. No listao azul inscreve-se em letras de ouro a divisa da cidade - PER ARDVA SURREXI (do latim, "VENCEU PELO PROPRIO ESFORCO")(?). Suportes - um ramo de cafe frutificado a destra e um ramo de algodao a sinistra. No centro uma roda dentada tudo ao natural. As armas de Cuiaba lembram a fundacao da Vila Sao Joao do Benfica pelo bandeirante Paschoal Moreira Cabral. O tatu e o rio constituem as armas falantes da cidade, traduzindo a etimologia da palavra Tatuhy. As armas da ordem do Carmo recordam que as terras em que se ergueu a cidade foram uma Sesmaria do Carmo. A lua crescente e o simbolo catolico da Nossa Senhora da Conceicao, padroeira da cidade, segundo a tradicao. O castelo forte recorda a atitude dos tatuianos defendendo sempre a legalidade e sacrificando-se heroicamente nas lutas contra o Paraguai. O leao nascente e o timbre do brasao de armas concedido, em 1807, pelo principe D. Joao, a Manoel Rodrigues Jordao. Os ramos de cafe e algodao recordam as duas principais culturas do municipio e a roda dentada e a representacao das industrias enquanto a divisa "PER ARDVA SURREXI" e a expressao legitima dos tatuianos que tudo fizeram e tem feito pelo seu esforço proprio. BANDEIRA - a Bandeira Oficial do Município de Tatui representada pelo Brasao, com fundo branco.

Twitter Facebook More